Assim como no Brasil estamos batendo recordes em cima de recordes de geração fotovoltaica, a nossa geração no telhado também começou a bater seus próprios recordes! Parte por conta do avanço no ano, ou seja, quanto mais longe do inverno, mas a curvatura do Sol vai modificando e ficando mais favorável para a geração nos painéis, uma boa ajuda do tempo que nesses dias estava limpo, sem nenhuma núvem, mas record é record! Vamos contabilizar!
Desde Junho, quando colocamos o segundo projeto para rodar, tivemos alguns problemas, um deles na medição, mas uma vez resolvido, a partir de Julho estávamos não só produzindo como contabilizando e os números mudaram completamente de patamar, marcando novos topos nunca antes vistos.
Produção (kWh) ao longo do ano - Junho início da nova geração |
Esse novo patamar de geração era esperado, afinal o novo projeto foi colocado para suprir um consumo de aproximadamente 23kWh/mês da mineração de cryptomoedas. Mesmo estando no inverno, dias mais curtos, inclinação e curvatura do Sol no céu menos favorável, os 2 projetos conseguiram picos bem interessantes de produção de até 28 kWh em Julho e picos de 30 kWh na primeira metade de Agosto chegando a 33 kWh na segunda metade do mês.
Geração ao longo do mês de Agosto |
Acabamos de começar o mês de Setembro e já tivemos um daqueles dias espetaculares com a geração, já no dia 1 chegando a 37,5 kWh, mais de 10% acima do record de produção até então.
Geração ao longo do dia 1 de Setembro |
Claro que esse valor vai ser em breve superado assim que os dias ficarem mais longos e a curva se alargar, mas é uma produção para se comemorar e merecia essa menção num post já mostrando um pouco do rendimento dos novos painéis solares instalados.