Fala Ecotrecos!!
O vídeo onde falo do medidor Bidirecional, instalado no projeto fotovoltaico, é um dos mais acessados do canal do Ecotrecos no YouTube, então resolvi trazer aqui no Blog mais explicações do que é o medidor, pra que ele serve, alguns exemplos práticos e como faz para ler aqueles números que ficam se alternando.
Você ainda não conhece o Canal do Ecotrecos no YouTube? Como não? Clica aí e vá conhecer os vídeos que temos lá e se inscreva pra não perder nenhuma novidade: https://www.youtube.com/c/Ecotrecos
Falando sobre o medidor bidirecional, esse é o modelo que a distribuidora instalou na casa mas existem diversos de diversos fornecedores, não se preocupem com isso, pois todos fazem exatamente a mesma coisa. Medem quanta energia saiu da casa para a rede elétrica e quanto passou da rede elétrica para a casa.Essa medição é importante pois durante o dia a casa vai produzir mais energia do que ela consegue consumir, sendo assim o sistema fotovoltaico "armazena" na rede, ou seja, injeta na rede da distribuidora o excedente, que é medido. Durante a noite, o sistema não gera nada, mas a casa continua consumindo, e o medidor faz registra quanto foi consumido da rede. A diferença vira créditos para serem consumidos futuramente, mas falaremos dos créditos em outro post.
Vale lembrar que a energia excedente gerada pelo seu sistema não fica "armazenado" na rede, ela é consumida provavelmente pelo seu vizinho, mas o importante é o registro de quanto foi injetado na rede.
No nosso projeto por exemplo tenho a medição do quanto foi gerado pelos painéis, antes de passar pela casa e ser consumido parcialmente e o quanto foi injetado na rede elétrica, além do consumo noturno. Vejam os números:
Notem que o sistema foi projetado para produzir bem mais que o consumi habitual da casa que é a soma do que foi efetivamente medido (última coluna) com o auto-consumo. Os créditos que ficam para os próximos meses ou para abater em outra unidade consumidora, é a diferença entre o Injetado e o Consumido no medidor.
Esses 2 números ficam aparecendo no próprio medidor, caso queira consultar a qualquer momento. O injetado com o código 103 e o consumido com o código 03. Veja um exemplo abaixo:
Clicando na imagem acima vai abrir também o vídeo mostrando o medidor logo no início da instalação quando os números ainda eram bem baixos.
Espero que tenham gostado da explicação, compartilhem com quem você acha que possa se interessar, se inscreva no canal do YouTube, deixe seu comentário aqui ou lá!