Cinzas de carvão - Do Churrasco para Adubo de jardim!

Fim de semana, churrasco na casa do sogro, muito carvão queimado e aquela pilha enorme de cinzas e restos de carvão no fundo da churrasqueira no dia seguinte. Sempre me perguntei se não tinha nada que pudesse ser feito com as cinzas e restos de carvão ao invés de jogar tudo fora no lixo até que descobri que sim! Cinzas são um excelente adubo para as plantas! Porém (sempre existe um porém) com algumas condições que precisa ficar atento. Veja a seguir...

Se a cinza for de carvão vegetal ou de lenha queimada (algumas pessoas fazem churrasco com lenha misturada ao carvão vegetal comprado em supermercado), ótimo, já é um bom início para ter um material que suas plantas vão adorar.

Não preciso dizer que é bom que as cinzas estejam frias, nada que querer coletar e adubar as plantas com elas ainda em brasa ou quentes, deixe esfriar de um dia pro outro, sem pressa.

O que todo churrasco tem e que não é muito legal nas plantas é o excesso de sal e aquela gordura que pinga das carnes, linguiça, etc. Tente retirar somente as partes "limpas" mas se for um pouco deles não tem problema mas evite!

A cinza é um excelente adubo principalmente por conter potássio que é fundamental pra qualquer planta, além de Cálcio, Magnésio e outros minerais. Outra coisa q ela é fantástica é para diminuir a acidez da sua terra por ser mais alcalina. Sempre bom ajustar o pH da terra.

Tomou todos os cuidados, juntou as cinzas e restos de carvão da churrasqueira? Ótimo, vamos alimentar e turbinar as plantas ou aquela composteira, porém (lá vem o porém...) evite que ao colocar nas plantas as cinzas entrem em contato direto com o caule, folhas, flores, etc. Aplique apena ssobre a terra, misture com o substrato ao redor da planta que a irrigação irá fazer o trabalho de distribuir os nutrientes.

Outra utilizade das cinzas, assim como a borra de café (veja aqui dicas com a pó e filtro de café), é que ambas são excelentes para evitar formigas, lesmas e outros insetos que podem prejudicar suas plantas. Funciona como um excelente repelente natural para as plantas.

Não exagere! Não é virar toda a cinza na sua planta... uma ou duas colheres de sopa ao redor de uma planta média sempre que for adubar sua planta já é suficiente. Tudo em excesso é ruim, até adubo. Coloque espalhado, misture com a terra e vá monitorando se sua planta gostou ou não.

No mais é isso... Se conseguir aplicar as dicas, me avisa como foi a experência, o que deu certo ou não deu certo. Se quiser pode me convidar pro churrasco também, para fabricarmos mais adubo além da carne :)