Primeiras contas de energia após instalação de painéis solares

 Se eu estava ansioso para instalar e começar a produzir energia solar, imagina depois de começar a monitorar a produção? Agora estava era ansioso para ver o resultado na prática, como viriam as contas de energia após a instalação do sistema solar? Será que vai sobrar muita energia depois de zerar o consumo da casa? Será que o auto-consumo da casa vai reduzir muito o que eles puxam da rede? Vejam abaixo o resultado.

Primeiro, tivemos uma das contas da casa, com algum resquício do medidor antigo e pouca coisa do novo, com alguma produção. Toda produção foi usada para compensar o consumo da casa, sem sobrar nada. Normal, nada mais do que o esperado.

Na segunda conta da casa, já com o mês inteiro consumindo no medidor bidirecional e com a produção em paralelo a grande surpresa ou várias surpresas!

1) Como esperado, o auto-consumo, ou seja, aquele consumo de durante o dia enquanto está produzindo energia, reduziu bastante o consumo medido no relógio. Ou seja, tudo que é consumido ativamente ou passivamente (geladeira, stand-by, etc) reduziu o consumo registrado da faixa de 180 kWh, nos últimos meses, para 116 kWh. Vamos continuar monitorando as futuras contas pra confirmar isso.

2) Todos os 116 kWh consumidos foram abatidos pelas mais de 273 kWh produzidos, deixando um crédito de 157 kWh para abater na conta do apartamento.


3) A surpresa negativa ficou por conta de a taxa mínima, que na casa é de 30 kWh por ser monofásica, que eles chamam de tarifa de disponibilidade, foi abatida pela produção e depois cobrada de volta, ou seja, é como se tivéssemos jogado fora ou dado de graça pra distribuidora esses 30kWh produzidos.

Se consumimos 116 kWh e eles já cobrariam 30 como tarifa de disponibilidade, deveriam abater da produção somente os 86 kWh da diferença e não todos os 116 e depois me cobrar de volta os 30kWh de mínimo.

A medição do apartamento virá depois do dia 6 de Janeiro e faço um novo post e vídeo no canal do Ecotrecos no YouTube contando como foi o desconto.

O interessante é que com 273 kWh de produção cumpriu a expectativa mesmo com diversos dias nublados nesse verão que ainda não deu as caras direito. Vejam as estimativas do projeto.