Coentro do mato ou Coentro-bravo - É Coentro mas não parece

Um dia conversando com colegas de trabalho um deles me disse que ia me dar uma muda de Coentro, mas não desses que compramos no mercado mas sim um que dava pra usar em peixe, carne, frango, etc. Fiquei curioso e ele me trouxe essa planta com folhas "espinhentas" (na verdade em formato de espinhos) que nada se parecia com Coentro mas que tinha um aroma fortíssimo e bem parecido com o Coentro.


Esse é o Coentro do Mato (Eryngium foetidum L.) que também é conhecido em alguns lugares como Coentrão, Coentro-Bravo, Chicória-da-Amazônia ou Chicória-do-Pará,. É uma erva fácil de cultivar, em qualquer lugar, seja jardineira, vaso ou no canteiro, onde ela vai se alastrar.

Em casa uso para temperar todo tipo de carne, frango ou peixe. Uma folha, picotada como tempero já vai deixar sua cozinha com aquele cheiro cítrico inconfundível e um sabor diferente. Use tanto antes de cozinhar, descansando com seu peixe ou dentro da panela durante o cozimento, de ambas as formas o tempero será um diferencial além do aroma.


Devido aos muitos acessos a esse post fiz o vídeo acima mostrando um pouco dessa planta excepcional no canal Ecotrecos do Youtube

Já perguntaram aqui nos comentários se os "espinhos" da folha fazem mal, na verdade é o formato da própria folha, não tem espinho não. Quando picotar as partes com o formato de pontas serao picotadas junto.

Me surpreendeu quando li sobre suas propriedades medicinais e quando comento sobre isso, vira mais um atrativo para quem quer ter uma mudinha em casa. Fonte de vitaminas A, B 1, B 2, e C, também tem cálcio, ferro, caroteno e riboflavina. Gosta de chá? Então aproveite pois essa planta é excelente para combater vômitos, diarréia, gripes, resfriados e convulsões em crianças. Além disso, ajuda no compbate a diabetes, constipação, etc. Dizem que ajuda inclusive contra impotência sexual.

Com relação aos cuidados da planta, minha experiência é que ela precisa de água quase diariamente em dias muito quentes de verão. Já no inverno fica bem por 2 ou 3 dias sem rega. Um bom indicativo é se as folhas não estiverem "de pé" mas sim caídas, sinal sque já passou da hora de regar. Se desenvolveu muito bem em local de muito Sol da manhã e início da tarde incluindo Sol do meio dia.

Quer uma dica de como ter terra adubada, produzida em casa ou apartamento com o srestos de frutas e legumes da sua cozinha? Olha esse post Compostagem em Casa seu coentro ou qualquer outra planta vão adorar.

Pode ser plantada junto a outras ervas sem problema algum. No meu canteiro tenho Cebolinha, Salsa e Orégano, sem maiores problemas todos se desenvolvendo bem, devidamente irrigados e adubados.

Aproveitem e depois me contem qual foi sua experiência com ela.