Caruru ou Bredo: mato ou fonte de vitaminas e minerais?

O Caruru, ou Bredo (nome dado na Bahia) ou Amaranto, é o nome de uma herbácea de ciclo anual que em geral medem até 80 cm e são mais conhecidas por serem invasoras de plantações mas na verdade são um excelente indicador de qualidade do solo, pois só crescem em terra boa, rica em potássio.


Aqui no meu jardim cresceu dentro de um pote de requeijão, onde tinha plantado umas sementes de alface que não germinaram. Como não sabia do que se tratava, deixei crescer e cresceu com força. Quando me disseram o que era, fiquei curioso e passei ele para um vasinho para que pudesse crescer mais e não se espalhar na minha jardineira.

Caruru nascido na minha varanda
Caruru nascido na minha varanda e transferido para um vaso

Buscando informações na Internet, achei várias coisas interessantes sobre essa planta que seria arrancada como uma praga e agora vou cultivá-la e testar algumas receitas.

Descobri que todas as partes do Caruru são comestíveis. É um alimento rico em ferro, potássio, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Algumas fontes afirmam inclusive que o Caruru é uma boa fonte de ômega-3, sendo o vegetal com mais altos níveis de ômega-3 entre os veg­e­tais de fol­has verdes.

Já sobre as funções medicinais, funciona como lactígeno, ou seja, é recomendado para mulheres em fase de amamentação por ajudar na produção de leite, combate também infecções, problemas hepáticos, hidropsia e catarro da bexiga. Além disso, devido seu alto nível de cálcio, muito útil na formação de ossos e dentes.

Para prepará-lo, as folhas e os talos do Caruru, devem ser cozidos e escorridos, e então utilizados em refogados, molhos, tortas, pastéis e panquecas. As sementes são usadas para fazer pães, e podem também ser ingeridas torradas.


Nos dias atuais, pesquisadores de vários países, vêm se dedicando em resgatar esta planta, como uma espécie vegetal capaz de ajudar a enfrentar a alarmante situação de fome e desnutrição, a que estão sujeitos alguns países, por sua rusticidade, seu fácil cultivo, paladar agradável e ótimas qualidades nutricionais de suas folhas, talos e sementes, das quais se pode extrair farinha.

Como pode uma planta como essa ser considerada uma praga? Provavelmente por ser tóxica para o gado nos pastos. Com isso em vez de utilizada como fonte de vitaminas e minerais, é tratada como erva-daninha, mas por sorte apareceu no meu jardim e terá seu devido valor reconhecido e utilizada da forma correta.

Em breve posto algumas receitas caseiras de como utilizar o Caruru em casa, junto com todos os outros vegetais que tenho plantados na minha varanda do apartamento.