Verão, dias mais longos, muito Sol, e a geração fotovoltaica a "todo vapor", gerando bastante energia como planejado e com isso muitos créditos que vão se acumular para o inverno quando a expectativa será de uma geração menor... será? Veremos...
Por agora, o que vemos é uma boa sobra entre a geração, consumo da casa (e auto-consumo) e o consumo no apartamento, onde abatemos o excedente até o valor mínimo.
Nesses 3 meses já conseguimos juntar 219 kWh de crédito mas se calcular apenas o que foi "consumido" para abater nossa conta de energia, tivemos um belo retorno médio de 1,4% do investimento por mês. Considerando os créditos, que não viraram efetivamente economia, o rendimento desse investimento teria sido de 1,8% em média nesses 3 meses.
Fiz uma tabela pra acompanhar tudo isso:
Vamos olhar uma parte de cada vez...
Na primeira coluna coloco a quantidade de kWh gerado pelos painéis solares. Esse valor retiro do relatório do sistema do meu microinversor da Hoymiles. Veja aqui o post e o vídeo onde faço um tour pelo site de monitoramento.
Como a conta da casa é medida por volta do dia 20, a medição é feita do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês corrente. Vemos que a geração foi de 342 kWh em Dezembro, 332 em Janeiro e 339 em Fevereiro.
Mas essa medição é feita antes de injetar a energia na casa, que primeiro vai consumir parte desses kW's antes de injetar o excedente na rede. Essa conta do Auto-consumo é o que faço na segunda coluna, baseado no que a concessionária me diz que houve de Injeção e Consumo.
Na quinta coluna coloco o que excedeu os 100 kWh (mínimo na rede trifásica) no apartamento, ficando o restante como crédito que se somam os créditos do mês anterior.
Se toda energia gerada fosse consumida, sem sobrar créditos, teríamos uma economia (que chamei de Rendimento na planilha) de quase 300 reais por mês (295 reais em média nos 3 meses).
Como apenas parte da geraão vira economia efetiva nas 2 contas, a coluna seguinte mostra a quantidade de kWh multiplicada pelo valor do kWh aqui na cidade, dando uma Economia média em 3 meses de R$ 231 reais.
Comparando com o projeto original, que era de ter um rendimento de 1,5% ao mês, estamos bem próximo disso, considerando a economia pelo consumo e bem acima disso considerando a geração (que um dia será consumida e revertida em R$). Vejam o projeto original aqui.
Em breve, teremos um Upgrade no sistema, que vou falar melhor num novo Post. Mas a ideia é completar o telhado, com mais 8 painéis, um pouco mais potentes, e usar todo esse excedente para fazer mineração de criptomoedas... Confuso? Explico em detalhes em breve...