Continuando o post publicado em Dezembro quando recebemos a primeira conta de energia com produção abatendo o consumo (Primeira conta de energia), agora recebemos a conta de energia do apartamento, que está sob a mesma Concessionária, Energisa, e cadastrada com o mesmo CPF. As leituras são em dias bem diferentes o que nos dá alguma vantagem em já saber quanto temos de crédito.
Na leitura da conta da casa, vimos que:
- Produção Dez/21 = 273 kWh
- Consumo da casa Dez/21 = 116 kWh
- Saldo final = 157 kWh
Que ficaram de crédito para abater na conta do apartamento.
A conta do apartamento chegou, como abaixo, junto com uma carta da empresa mostrando os créditos que sobraram e a validade dos mesmos, que me surpreendeu por ser maior que 1 ano:
Vejam que o abatimento na minha conta de 153kWh foi de 53kWh, deixando meu consumo como sendo de 100, que é o mínimo ou a chamada tarifa de disponibilidade.
O restante virou créditos que estão mais explicados na carta.
A carta mostra meu saldo anterior (157 kWh) que foi o que sobrou na conta da casa, os 53 kWh compensados no apartamento e o disponível como créditos a serem compensados no futuro, de 104 kWh.
Sobrar estava nos planos desde o início pois no inverno a tendência é que tenhamos menos produção e com isso precisemos dessa sobra, ou possamos começar a pensar em trocar alguns eletrodomésticos mais antigos, a gás, por elétricos e assim consumimos essa sobra em vez de pagar o custo do gás.
O que nos surpreendeu foi a data de expiração que veio na carta para esses créditos. Como podem ver na segunda tabela, 12/2026, ou seja, são 5 anos pra usar o crédito o que é bem interessante.
Algumas outras formas de usar essa energia restante de produção é deixar algum equipamento rodando e produzindo algo, quem sabe uma mineradora de cryptomoedas? Algumas opções estão sendo estudadas pois essa energia já está "paga" só precisamos tirar bom proveito dela.
Pensando do ponto de vista de investimento... esse foi nosso primeiro "rendimento" em economia na conta de energia, e pra quem ainda não leu o racional do nosso projeto: Energia solar como Investimento.
Seguindo o plano, tivemos uma "rentabilidade" de 1,5% a.m. sobre o investimento feito nesse ativo. Nem toda rentabilidade retornou como economia efetiva pois ficamos ainda com um crédito a ser usado futuramente.
Seguiremos acompanhando nos próximos meses e vendo como esses valores vão mudando de acordo com o valor do kWh, a produção ao longo dos meses, e o nosso consumo.
Em breve faço um vídeo pro canal do Youtube mostrando as contas, a produção estimada segundo o monitoramento online, apenas aguardando a próxima conta da casa para confirmar os cálculos.