Orégano, um poderoso aliado contra o envelhecimento

Sempre gostei de colocar orégano em tudo que eu cozinho pois tenho um pé que não para de crescer na minha varanda e quando eu vi a reportagem do Globo Repórter sobre as qualidades do orégano, fiquei bem feliz. Além de dar um belo sabor e aroma para as minhas receitas ainda ajuda contra o envelhecimento. O link para a reportagem no site do G1 está no final desse post.

Nesse blog já dei as dicas de como gerar mudas de Orégano e como plantá-lo em qualquer lugar, até mesmo em garrafas PET caso queira um jardim vertical na sua casa ou não tenha muito espaço.

Orégano em garrafa PET
Como disse a reportagem, ele é muito mais poderoso que o seu intenso sabor! É capaz de fazer uma faxina em nosso organismo. Fiquei surpreso que os cientistas descobriram que o orégano não tem apenas dois, mas 200 compostos antioxidantes que fazem bem a saúde. Descobriram que ele é um poderoso aliado no combate ao envelhecimento. Algo que sempre fiz e eles confirmaram estar certo é colocar o orégano depois que a pizza saiu do forno é o que faz bem, e não antes, como geralmente a gente faz.

Orégano na varanda
 Sempre o mais natural possível é o melhor. Por isso coloco as folhas frescas (não secas) nas minhas receitas, próximo ao final do cozimento. Assim não perco tantas compostos importantes e saudáveis.

Orégano fresco, recém coletado.
A reportagem ainda conta que entre os mais de 200 compostos rastreados em cada folhinha de orégano, os mais importantes são os polifenóis e flavónoides – antioxidantes. São eles que retiram os radicais livres que ganhamos por causa de comidas pouco saudáveis e estresse, por exemplo. São os radicais livres que danificam e até matam células, os responsáveis pelas doenças. Além de cheiroso o orégano ainda tem todo esse poder, impresisonante!

Segue o link para a reportagem do Globo Repórter: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/09/oregano-e-poderoso-aliado-contra-o-envelhecimento-diz-estudo.html