segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Aumentando a variedade de mudas - Coentro, tomates e flores

Como sempre estou ganhando sementes, comprando em promoções na internet por centavos ou simplesmente testando as antigas que não brotaram por qualquer razão no passado, estou com uma nova leva de sementes plantadas. Frutas, flores, verduras e tempero, vamos ver o que brota dessa vez.

2 compartimentos por tipo de semente - Coentro, Morango, Tomate, Limão e Flor (desconhecida)
A terra utilizada foi a que eu veio adubando na minha compostagem que vem sempre recebendo novos restos de legumes, casca de ovo triturada e vez em quando algum humus de minhoca.

Já com alguns dias, algumas começaram a brotar, e contrariando a lógiva de que o Tomate seria o primeiro a brotar as sementes de flores, que ainda não sei quais são pois ganhei de presente e não busquei na internet pelo nome pois quero que seja surpresa, brotou na frente, com 10 dias.

Flores botando com 10 dias.
Passados mais alguns dias, tomando sempre cuidado de regar todos os dias quase que a conta-gotas para não machucar as mudinhas, 24 dias depois já tínhamos o Tomate, as flores com mais folhas e o Coentro já brotando.

Coentro, Tomate e Flores com 24 dias.
Como coloquei num local com bastante Sol da manhã, as mudinhas foram crescendo bem, mas demandando sempre água pois a terra ficava bem seca, especialmente a medida q elas cresciam. Um erro que cometi foi não ter transplantado antes as mudas pois elas pararam de crescer por falta de espaço por umas 2 semanas.

Coentro, Tomate e Flores com 45 dias.
Flores com folhas grandes e raízes saindo pelo fundo da sementeira
Finalmente consegui um tempinho para transplantar o Tomate e as Flores, deixando na sementeira apenas o Coentro que ainda estava se desenvolvendo bem. Agora vou acompanhar individualmente ambos os desenvolvimentos e tentar fazer com o Limão o que li em alguns blogs para estimular que brotem as sementes.

Tomate no seu vasinho individual

Transplantei alguns dias depois o Coentro que mesmo dizendo não suportar transplantes, se comportou bem. Um dica que li e tentei seguir foi de colocá-lo em terra não muito fértil, ou seja, coloquei numa jardineira minha que estava com uma terra antiga, seca, sem nada plantado, mas na primeira rega coloquei adubo líquido para ter algum nutriente. Apenas atenção para o torrão de raízes que não pode ser desmanchado nem machucado.

Coentro na sementeira
Muda com o torrão de sementes ao retirar da sementeira
Coentro transplantado para a jardineira
Num próximo post vamos acompanhar o crescimento do meu Tomate-Cereja que diz ter um fruto preto, e as miteriosas flores que não sei nem qual o tamanho e cor serão. Além de fazer uma nova tentativa com o Limão e o Morango.


Postar um comentário