terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Como fazer mudas de Orégano e Manjericão


Depois de comprar várias mudas em hortos que vinham sempre com uma praga diferente ou não duravam muito, resolvi buscar informações de como fazer minhas próprias mudas a partir das minhas plantas que estão super adaptadas ao local que elas estão hoje.

Descobri que diversas ervas podem ser multiplicadas com um processo super simples e usando apenas a própria planta saudável e um recipiente com água, onde você possa deixá-la mergulhada criando raízes.



Testei com Orégano e Manjericão e com ambas os pequenos galhos que cortei geraram raízes e já estão transplantados para a terra. O processo foi simples:
  1. Corte um galho de mais ou menos 10 a 15 cm que esteja saudável.
  2. Limpe, retirando as folhas, da metade de baixo desse ganho, que ficará imerso na água.
  3. Coloque a parte limpa dentro de um recipiente com água.
  4. Deixe em local com boa luminosidade, mas evite o sol direto pois a água pode evaporar ou esquentar muito, prejudicando o crescimento das raízes.
  5. Em algumas semanas as raízes começarão a aparecer e quando estiverem num bom tamanho, transplante para a terra. Sugiro esperar por umas 3 ou 4 semanas para que tenha bastante raiz e dê mais chance da planta sobreviver depois de plantada na terra.
No meu caso, como recipiente utilizei umas garrafinhas de refrigerante caçulinha, de 275 ml, que são pequenas (mas um tamanho bom pra mergulhar as pequenas mudas) e possuem a boca estreita, facilitando inclusive o apoio das folhas para não afundar e dificultando a evaporação. Ainda assim a água evapora e precisa ser preenchida.

Galhos de Orégano e Manjericão na água
Outro exemplo de Manjericão Verde e Roxo na água para enraizamento
O Manjericão gera raízes muito rápido, vejam abaixo algumas fotos com poucas semanas na água, porém uma lição aprendida foi que devemos esperar para que ele tenha muitas raízes para que se desenvolva bem após plantado:
Diversas pontas de raízes brotando com apenas 10 dias
Frasco repleto de raízes com 20 dias e pronto para plantio na terra. 
Minha primeira experiência com Manjericão foi com um pequeno galho que foi transplantado para um vasinho de mudas (usando pote de requeijão - veja como) pois notei que suas folhas estavam começando a ficar amareladas, talvez por falta de nutrientes na água, não sei ao certo, porém não esperei o suficiente para gerar raízes mais fortes e ele não durou muito tempo:

Primeiro Manjericão que plantei após gerar raízes - muito pequenas
Sugestão é deixar crescer muitas raízes para garantir que ele irá sobreviver após plantado
Manjericão transplantado depois de criar raízes.

Já com o Orégano, uma semana depois notei que na outra garrafa um dos 2 galhos teve uma bela evolução no crescimento das raízes em 2 pontos distintos. As raízes saem dos "nós" de onde antes tinham as folhas.

Galhos de Orégano na água, um deles com raízes
Detalhe das raízes na água ainda
 Sendo assim, decidi transplantar a que já estava com raízes, deixando a outra por mais tempo na mesma água para ver se gerava raízes também.

Galho recém tirado da água com as raízes ainda molhadas.
Transplantado para a jardineira
2 meses depois de transplantado, já gerando novas mudas e usando na cozinha.
Com o Orégano notei que mesmo com poucas raízes, ele "pega" bem e se desenvolve e isso me deixou curioso para tentar outra forma de enraizamento, colocando diretamente no solo.

Nas minhas experiências , descobri que galhos de Orégano sadios também geram raízes e se propagam muito bem se colocados diretamente na terra, desde que essa seja de boa qualidade e preferencialmente com vermiculita, para mantê-la sempre úmida. Abaixo uma foto de pequenos ramos que estou testando na minha sementeira para avaliar qual o melhor tamanho para esse tipo de propagação.

Ramos de diferentes tamanhos para testar enraizamento direto na terra.
Comprovando que o Orégano consegue enraizar diretamente na terra
Diversas mudas que foram enraizadas direto na terra, transplantadas.
Novos pequenos ganhos enraizando diretamente na terra, inclusive 2 de Alecrim
Diversos galhos enraizando na sementeira.
Em breve posto mais novidades de outras experiências com outras ervas.

Caso queira ver uma outra opção para plantar suas mudas, veja aqui, plantando Orégano em garrafa PET.


Postar um comentário