Como fazer um mini terrário utilizando frascos de vidro comum

Sempre vi terrários grandes e bonitos, abertos ou fechados, mas sempre grandes e com muitas plantas e decorações dentro deles mas nunca tive chance ou paciência de comprar um vidro só pra fazer um. Porém, vi que nas nossas casas, sempre jogamos no lixo potes de vidro que poderiam ser usados pra fazer um mini terrário com um pouco de criatividade. Sendo assim, resolvi tentar e fazer o meu usando coisas comuns como:


    • Pote de vidro: Pode ser aquele de azeitona, ervilha, etc.
    • Pedriscos: Pode ser argila expandida, cascalho ou qualquer pedrisco para forrar o fundo.
    • Terra: Preferencialmente de boa qualidade, pode ser com vermiculita.
    • Planta: No meu caso usei uma suculenta, mas pode ser um cacto ou uma que caiba no seu vidro.
    Passo a passo:

    Pote de vidro: Como em tudo no Blog, reutilizar sempre aquilo que jogaria fora.


     Por estar com argila expandida sobrando em casa e poucos pedriscos, usei a argila no fundo, para drenar o excesso de água e manter a raiz longe da água.



    Coloquei uma pequena camada de pedriscos para ocupar os espaços vazios entre a argila. Pode ser usado por cima também, para fazer um acabamento.


    Complete com terra e a sua planta escolhida. Arrume a terra para que ela fique bem posicionada.


    No meu caso uma suculenta, mas pode usar cacto ou qualquer outra que não cresça tanto.

    Molhe com um pouco de água, o suficiente para deixar a terra úmida mas não encharcada. O excesso será drenado para o fundo onde os pedriscos estão, evitando apodrecer a raiz.

    O legar de um terrário assim é poder reciclar/reutilizar algo que jogaria fora, fazer um enfeite simples e bonito e que precisa de pouca manutenção afinal Cactus e Suculentas não precisam nem de regras frequentes.

    Quanto maior o vidro, mais possibilidades podem aparecer, mais plantas podem ser colocadas, enfeites, etc. Se for um vidro alto, a planta ainda pode ficar dentro do mesmo, dando um visual diferente ao terrário. Com vidros maiores, recomendo o uso de carvão vegetal. Pode ser esse de churrasco mesmo, em pequenos pedaços, logo acima dos pedriscos antes de colocar a terra. 

    Abaixo algumas fotos de sites que vi terrários de todos os tipos e formas para te inspirar a fazer o seu. Só não esqueça de me contar aqui como foi sua experiência.









    Boas criações!