Plantando alface em vaso, jardineira ou garrafa PET na varanda

Plantar Alface é muito fácil e barato, além de ser uma distração que vira comida. Se você tem uma garrafa PET em casa e um lugar que bata sol, já pode ter um pé de alface crescendo dentro do seu apartamento. Se tiver mais espaço para colocar uma jardineira, pode ter vários pés de alface e, dependendo das sementes que comprar, de vários tipos pra fazer aquela salada verde caseira. O mesmo se aplica à Rúcula, que será tema de um post no futuro.

Se quiser ver diferentes formas de plantar alface, veja essas sugestões.

O legal do alface é que ele não precisa de nada muito profundo para crescer. Uma garrafa PET cortada ao meio já é suficiente, até mesmo cortada de lado, fazendo como se fosse uma barca.

Outras dicas sobre Hortas Organicas, um bom material que recomendo é esse: Curso de Introdução à Horta Urbana Orgânica

Chega de papo, vamos lá, você precisa de:
  • Sementes que podem ser compradas em qualquer mercado ou horto
  • Terra preta ou composto próprio que pode ser comprada também em qualquer horto ou mercado.
  • Um vaso, jardineira, garrafa PET ou qualquer lugar que achar interessante e possa usar como vaso para seu alface. Tem que ter pelo menos uns 15 cm de profundidade pras raízes, mas não precisa muito mais que isso.
  • Um canto com Sol para seus alfaces crescerem e fazerem bastante fotossíntese.
  • Água.
Mãos à massa... escolha como vai plantar suas sementes, monte seu vaso/repositório/PET, coloque a terra de boa qualidade e coloque umas 3 sementes no máximo por buraco, não muito profundo (tipo 1 ou 2 cm) e cubra com terra. Regue para que a terra fique úmida, nunca encharcada. Caso queira gerar as mudas numa sementeira e apenas transplantá-las, veja como nesse post ( sementes germinando na sementeira )

Em menos de 1 semana, já se vê os pequenos brotos verdes saindo da terra, mas ainda não é a folhagem verdadeira, que dá para reconhecer como alface. Nessa fase, regue com muito cuidado para não quebrá-lo. Procure molhar a terra, nunca direto a folha pois o caule que se forma ainda é muito sensível e fino.

Em 2 semanas, algumas folhas maiores começam a aparecer:

Sementes de alface recém brotadas
Após aproximadamente 1 mês e meio, no inverno, alface crespa crescendo.
Achei interessante a proposta das garrafas PET e tentei na minha varanda também, prendendo elas no suporte das jardineiras e plantando algumas mudas de alface que tinham brotado em uma outra jardineira.

Alfaces crespas crescendo nas garrafas PET
Alface crespa na garrafa PET
Para regar, todo dia a noite, quando chego do trabalho, molho as plantas se durante o dia fez calor e a terra está um pouco seca. Se fez frio (como ao longo de uma semana inteira que fez um clima de montanha no Rio de Janeiro) quase não reguei pois a planta estava sempre com a terra úmida.

Outra sugestão para as garrafas PET e que fica muito bonito é plantar ervas como o Orégano, que é muito fácil de fazer muda. Vejam nesse post como fazer e a evolução em poucas semanas de uma simples muda para um belo cacho (Como fazer mudas de orégano e manjericão).

Mais opções de locais e formas de plantar alface? Veja como é fácil e flexível e certamente vc tem algo em casa nesse post.

Em vez de terra, que tal usar hidroponia? Esse curso te ensina passo a passo como fazer sua horta hidropônica em casa...