Orquídeas - Como replantar em tronco de árvore

Já teve aquela bela Orquídea em casa que foi perdendo as flores e virou apenas folhas verdes dentro de um vasinho? Não jogue fora! Replante que as flores voltam.

Orquídeas são epífitas, ou seja, crescem utilizando outras plantas como suporte. Para quem gosta de caminhadas na natureza, vai notar que elas sempre são encotradas grudadas aos troncos de árvore, principalmente em locais úmidos para que possam absorver a água que necessitam. Quando estão bem fixas, notem que as raízes grudam como se fossem parte da árvore, nas não a prejudicam pois não são parasitas, ou seja, não sugam nada da árvore.

Quer replantar a sua? Aqui vão 3 dicas simples para ver a sua linda orquídea sempre florescendo pertinho da sua casa, na natureza.

Dica número 1: Escolha bem o tronco onde vai colocá-la.

Na natureza, ninguém escolhe onde ela vai crescer mas sim a Orquídea escolhe e cresce onde mais se adapta. Note que ela gosta de locais úmidos, abrigados de vento mas com boa incidência de luminosidade.


Nesse local onde tirei as fotos vi diversas em locais realmente abrigados de Sol direto, numa área cheia de coqueiros que davam sobra um ao outro mas também vi algumas viradas pro Sol da manhã porém abrigadas do Sol da tarde. As mais antigas, já floridas, outras com cara de que faltava alguma coisa.

Reparei também que algumas foram apenas amarradas com as raízes diretas no tronco, outras o vaso foi amarrado ao tronco e a Orquídea ainda na sua terra original e fui pesquisar qual seria o método mais correto.

Com relação ao tipo de tronco, se liso ou com mais textura, provavelmente os mais rugosos facilitam as raízes se fixarem, buscarem água, mas como podem ver nas fotos até em troncos lisos as raízes se fixaram bem, basta o local ser propício e a natureza faz sua parte.


Dica # 2: Fixe da maneira correta, com as raízes em contato com o tronco



Não apenas isso, mas ao fixar deixe parte de sua fibra de coco, ou musgo ou substrato que ela estava originalmente junto a ela. Caso não tivesse muita coisa, coloque algum que retenha umidade e vai ajudá-la a desenvolver novas raízes e se prender ao tronco.

Para amarrar utilize corda ou gaze de curativo. Sim! Aquela gaze usada em curativos (nova é claro), funciona muito bem pois retém umidade, tem poros para as raízes saírem, será consumida ao longo do tempo e vão auxiliar a reter o composto existente sem que seja "lavado" pelas chuvas por ficar muito solto fora do vaso original.

No caso da foto, para segurar o substrato original, deixaram metade do vaso de plástico, porém a parte em contato com a árvore foi cortada para que as raízes pudessem se desenvolver de forma correta e se fixar.

Dica #3: Não precisa regar, apenas faça em períodos muito secos e sem chuva


Na natureza, as orquídeas capturam a água que desce pelo tronco das árvores e a que fica armazenada nas áreas úmidas dela. Porém em épocas de seca, quando quase não chove ou a úmidade do ar está extremamente baixa, vale dar aquela força borrifando um pouco de água nas raízes e folhas. Não precisa enxarcar.


Dica Bônus: O Adubo certo ajuda a Orquídea a se fixar e florescer.

Na natureza as plantas tiram seus nutrientes da terra, da água, etc. No caso de uma orquídea, presa a uma árvore, as opções ficam bem reduzidas. Então não é uma má ideia dar uma forcinha a ela com o adubo certo. Seja natural (cascas de ovos, de banana, borra de café diluída, etc) ou artificiais e preparados prontos para orquídeas disponíveis no mercado, a única dica é: Use com moderação.


Espero que tenham curtido essa dica depois de muito tempo sem postar nenhuma novidade no Blog, e espero que possam dar uma vida extra e embelezar o local onde mora. As minhas orquídeas já estão espalhadas pelo condomínio onde eu moro, próximas a essas das fotos.