Arduino para monitorar temperatura da caixa dágua via Web

Seguindo a linha de criar soluções de baixo custo, pensei numa forma de monitorar a temperatura da caixa dágua da casa e também a temperatura do telhado, afinal essa influencia na temperatura da água da caixa quando está muito quente ou muito frio. Sendo assim uma solução simples e barata seria criar um arduino com sensores de temperatura e colocar ele conectado na Internet.

Resultado final com Arduino e sensores (com display OLED)

O monitoramento será feito pela internet (Vejam como ficou) pois a casa é em outra cidade e quero monitorar a temperatura de onde eu quiser usando um dashboard e talvez um gráfico com a variação de temperatura no tempo, tudo usando ferramentas gratuitas.

Dashboard no Freeboard.io
Gráfico no tempo

Vamos à lista de materiais usados (clique para ir para a página onde comprar):

A grande vantagem de usar o Wemos é que ele usa a tecnologia ESP8266 com Wifi, ou seja, não precisa de nenhuma placa adicional para que o Arduino se conecte na Internet.

O esquema montado foi o seguinte:

Esquema mostrando as portas digitais usadas no Wemos D1 Mini
Mas não se assuste, é bem simples. O Sensor DHT11 usa apenas uma porta de dados, o DS18b20 também apenas 1 porta de dados e o display, 2 portas.

Todos os sensores e OLED foram ligados no 3.3V da placa, assim como o "ground". A dica é fazer um cabo com 1 jumper macho de um lado (q vai na placa) e 3 fêmeas do outro lado, 1 para cada sensor ser ligado.

Esquema montado na Protoboard para testes
O Código que eu usei vou disponibilizar em breve (buscando um local para colocar). Para utilizar  algumas bibliotecas precisam ser baixadas e instaladas na sua IDE, como dos 2 sensores de temperatura e da tela OLED, senão o código não compila.

O que o código faz é basicamente pegar as informações dos sensores, se conectar no wifi da casa e mandar os dados pro serviço de "twitter de dados" Dweet. De lá eu pego o dado com o Google Docs para gravar em planilha e gerar gráficos ou busco com o Freeboard para exibir um Dashboard de dados em tempo real. Ambas integrações será mostradas em posts futuros.

Por último exibo no display OLED os valores, caso queira ver no equipamento e não na web. Esse ciclo se repete indefinidamente.

Olha como ficou a caixa, que eu fiz com um pedaço de calha de PVC cortada e colada pra ficar do tamanho que eu precisava:
Caixa feita com pedaço de calha de PVC

Caixa já pintada e com o Arduino dentro

Já instalada no telhado e ligada na tomada

Com o monitoramento ligado, algumas coisas interessantes começam a aparecer nos gráficos de temperatura ao longo do dia como a curva de aquecimento e resfriamento do telhado e aquecimento e resfriamento natural da água da caixa. Essa chega a variar 2 graus Celcius pra cima e pra baixo só com o aumento da temperatura do telhado. Mas isso é assunto do post onde vamos falar da análise de resultados e desempenho do aquecedor pós instalação.