Sempre que compramos eletrodomésticos eles vem embalados em isopor. Claro, material super resistente, leve e versátil, mas e o lixo gerado depois de usarmos? Que tal uma dica ótima pra re-utilizar o isopor na sua plantação em apartamento ou em casa, mas em vasos?
Por ser resistente, o Isopor pode ser usado como camada de drenagem no lugar de brita ou argila expendida, que são os materiais normalmente escolhidos pra fazer aquela primeira camada no fundo do vaso. Além de tudo ele é leve e não vai deixar seu vaso mais pesado desnecessariamente.
Além do Isopor, precisa também lembrar de forrar com uma manta de Bidim ou um pano velho já serve, até aquela camisa de algodão velha que virou pano de chão. Isso é importante para que as raízes não entrem na camada de isopor.
O isopor se descartado de forma incorreta, o isopor pode ser prejudicial a natureza de várias maneiras:
- Não biodegradável: O isopor é um material sintético e não biodegradável, o que significa que leva muito tempo para se decompor na natureza.
- Lixo marinho: O lixo de isopor é uma das principais fontes de poluição dos oceanos e pode ser ingerido por animais marinhos, causando danos à sua saúde ou até mesmo a sua morte.
- Emissões de gás de efeito estufa: A produção de isopor gera emissões de gases de efeito estufa, o que contribui para o aquecimento global e o desequilíbrio do clima.
Portanto, é importante considerar alternativas sustentáveis ao isopor e praticar uma gestão adequada de resíduos para minimizar seu impacto negativo na natureza.
Gostou da dica? Segue o canal do Youtube ou o Instagram para se manter atualizado com dicas sepre fresquinhas.