Fala Ecotrecos!!
Sempre tive a curiosidade de saber o quanto perdemos de produção a medida que o painel vai ficando sujo, empoeirado e resolvi fazer o teste.
Para quem preferir assistir em vídeo, postei um no YouTube do Ecotrecos mostrando como foi também. https://youtu.be/P4HAI5aCQTI
Cenário:
Dia lindo de Sol, céu azul sem núvens, perfeito pra fazer algum teste com os painéis e notei que eles estavam bem empoeirados e mesmo em dias assim, eles não estavam mais chegando aos 3 kWh que eles chegavam durante o verão. Que tal investigar se a poeira acumulada nos últimos 6 meses está influenciando em alguma coisa?
Poeira/Sujeira nos painéis:
Mesmo com apenas 6 meses de uso, esses painéis já passaram por muitas chuvas, poeira de obras dos vizinhos, e agora um período de estiagem, normal para a época do ano, mas que deixam os painéis ainda mais empoeirados, sem nenhuma chuvinha pra dar aquela lavada natural, mesmo que muito superficial.
A poeira acumulada em sua maioria era aquela que ao passar um pano ou até mesmo o dedo ela sai, porém além de poeira tinham alguns pontos encrustrados que apenas esfregando o pano seco ou descascando com a unha para retirar. Típica sujeira que acumula quando uma gota de água com poeira seca e fica tudo aglomerado num ponto.Como são 8 painéis, não ia limpar todos eles, não agora, pois quero fazer uma experiência, comparar o quanto que eles, comparativamente, melhoram em produção ao serem limpos e pra iss preciso deixar algum sujo como referência.
Experiência:
A ideia aqui é limpar apenas 1 painel, o que está mais próximo do meu ponto de apoio da abertura do telhado e depois comparar no monitoramento, como ele produzia antes e depois, comparado aos outros painéis.
Durante a limpeza, obviamente, a produção desse painel vai cair pois estou fazendo sobra sobre ele, mas posteriormente a tendência é que ela melhore, isso veremos na sesão abaixo, onde mostro os resultados.
Resultados:
O painel em questão está mostrado abaixo com o número 1-0 (primeiro da segunda fileira) e vejam que a produção dele, ainda sujo, é de um pouco mais de 1W acima dos outros painéis ao lado dele, que dá 0,5% a mais aproximadamente.
Enquanto estou limpando, ou seja, passando um pano seco para retirar apenas a poeira, sem lavar nem utilizar sabão nem nada, obviamente faço sombra sobre ele e somente ele cai a produção. Aliás essa é uma das vantagens de se ter um microinversor e não um inversos em string pois como cada painel é lido individualmente, quando um deles perde performance, não afeta os outros.
Alguns minutos depois, deixado passar um certo tempo, depois de já limpo, vemos que o painel limpo passa a produzir bem mais que os outros. Chegou a produzir, no pico do dia, 4W (295,9 x 291,9) a mais, ou seja, uma melhoria de 3W que dá mais de 1% apenas retirando a poeira que estava por cima dele.
Se a poeira, junto com alguma sujeira que tenha sido retirada, de apenas 6 meses de instalação, ja foi responsável por melhorar a produção em algo mais de 1%, imagina a sujeira acumulada por mais meses ou até anos? Não parece muito, mas dependendo do tamanho da instalação pode equivaler a um bom desperdício.
O teste continua, vou avaliar em quanto tempo esse painel volta a produzir no mesmo nível de antes assim como vou avaliar a mesma economia alguns meses pra frente, limpando algum outro painel e fazendo a mesma análise para trazer os resultados aqui no Blog.