Hoje iniciamos nossa composteira Bokashi e posso dizer q é bem simples, sem contar que poder colocar todos os restos de alimentos, sem se preocupar em ser animal ou restos vegetal é bem interessante e iremos testar tudo nas próximas cargas.
Mas por agora, vamos iniciar a composteira com uma primeira carga. Fiz um vídeo para facilitar e postei no Canal Ecotrecos do YouTube, só clicar na imagem abaixo.
Basicamente os passos são os seguintes:
1) A composteira, uma vez montada tem um fundo falso com furos por onde o líquido vai descer e ser drenado posteriormente pela torneira, para que os alimentos e o farelo Bokashi não caia por esses furos coloque uma fina camada de jornal ou filtro de café de papel.
2) Por cima, coloque 2 ou 3 colheres de farelo Bokashi, com os microorganismos que vão fazer todo o trabalho. Dessa forma eles ficarão em contato com os alimentos por baixo.
3) Agora coloque os restos de alimento. A dica é diminuir o tamanho dos pedaços pra algo em torno de 4 centímetros. Como primeira carga, vão reparar que deixamos propositalmente alguns pedaços maiores pra testar, pois vão ficar em contato com os microorganismos por bem mais tempo que as camadas seguintes.
4) Esprema os restos orgânicos para retirar o ar que fica entre os pedaços. Sendo uma compostagem anaeróbica, o ar prejudica o trabalho dos microorganismos. Use a ferramenta que vem junto com o kit.
5) Agora coloque mais 2 ou 3 colheres de sopa de farelo por cima de forma bem espalhada.
Pronto, só fechar sua composteira bem fechada, deixá-la num local à temperatura ambiente e sombreado e pronto. Daqui a 3 ou 4 dias, quando for realizar a próxima recarga, repita o processo começando pelo item 3 (afinal já terá uma camada de microorganismos por baixo).
Alguns dias depois fiz a primeira recarga / alimentação dessa composteira... veja no vídeo abaixo:
Não se preocupe que num próximo post mostramos como foram nossas recargas seguintes.
E aí, me conta, deu vontade de fazer a compostagem Bokashi aí também?