Como vocês podem ver aqui no Blog sou um fâ de Compostagem, mas sempre fiquei incomodado pois nem tudo podemos colocar numa composteira e continuo jogando restos orgânicos na lixeira como resto de comida cozida, ossos de galinha ou espinha de peixe, entre outras coisas que não podemos jogar na composteira convencional de minhocas.
Porém, essa semana vi uma apresentação onde foi mostrada uma outra técnica de compostagem. Em vez de usar minhocas, usa-se um composto de microorganismos que vão realizar a decomposição da matéria orgânica de forma anaeróbica, como num Biodigestor mas o foco aqui não são bactérias que produzem Metano como num digestor mas sim decompoem a matéria orgânica rapidamente.
A técnica é chamada de Bokashi e vi que tem uma empresa aqui no Brasil que vende os kits, não só o recipiente pra armazenar como, o mais importante, os microorganismos em flocos para colocar junto. Obviamente, comprei e em breve começarei a testar.
Segundo o site e a apresentação que eu assiti, não existe restrição quanto ao que pode ser colocado. A cada nova camada de restos organicos, se coloca um pouco desse farelo de microorganismos e fecha o recipiente.
De tempos em tempos abre-se o dreno para retirar o líquido que vai se formar que é adubo líquido pra ser usado com uma boa diluição pois "in-natura" dá até pra usar como desintupidor de pia por causa do pH.
Fiquei mais motivado quando vi que até a Familia Schurmann (aqueles mesmos, que vivem num veleiro) usam essa composteira, afinal, num veleiro de 80 m2 tem que ser algo pequeno e não podem ter bichos pra usar uma composteira de minhocas. Se eles fazem num veleiro, acabou minha desculpa pra não fazer em apartamento.
A composteira comprada com a Compostashi chegou super rápido, com manual de coo utilizar, super completo, vejam o primeiro vídeo postado no canal Ecotrecos do YouTube:
Veremos como vai ser essa experiência... em breve, posto novidades e faço um vídeo pro canal Ecotrcos no Youtube mostrando a primeira montagem e carga nessa nova composteira.