Compostagem em casa

Voltando ao blog depois de muito tempo sem postar nada, queria compartilhar a última novidade aqui de casa, uma composteira de 3 estágios:


Compramos essa composteira no @organokits, que nos forneceu os baldes já devidamente preparados, bantante minhoca vermelha Californiana e matéria seca de serragem para podermos cobrir a matéria orgânica que vamos depositar, além de consultoria vitalícia.

Caso não tenha onde comprar perto de você mas tenha alguns materiais como esses baldes da foto, faça a sua, seguindo os passos desse post de passo a passo para construir sua composteira, similar a essa.

Caso queira comprar na internet, existem vários modelos, redondos ou quadrados, depende do espaço que possui. Um exemplo de Kit de Compostagem a venda na Amazon, retangular, com 3 níveis.

Fizemos a primeira montagem como segue abaixo as fotos:

1) Primeiro a serragem pra fazer uma forração pras minhocas não caírem pelos furos do fundo do balde.



2) Depois vamos colocar as minhocas que já deviam estar famintas para que se acomodassem e pudéssemos colocar os restos dos vegetais e frutas por cima.


3) Minhocas devidamente posicionadas, vamos alimentá-las com casca de cenoura, pedaços de caule de brócolis, casca de banana, de batata, etc...


4) Como tinha muitos restos não deu pra fazer uma área pras minhocas saírem da "área de alimentação", mas espero que a forragem de baixo seja suficiente pra isso. Uma vez colocados os restos, era só cobrir e pra isso usamos terra seca da nossa jardineira, uma forma de reciclar também a terra que temos aqui, mas poderia ser serragem, papelão, papel picado, filtro de café seco e picado, etc.



5) Tudo devidamente coberto, só fechar a tampa e deixar as minhocas se aventurarem e nos ajudar na decomposição dos restos, produzindo uma terra adubada bacana nos próximos 40 a 50 dias para podermos utilizar nas jardineiras.


Uma recomendação é que a composteira não fique no Sol, por isso colocamos num canto da varanda abrigado, que nunca pega Sol, pra evitar qualquer problema de super-aquecimento da composteira e degradação do plástico. 

Atualização de 12 dias depois (segunda vez que alimentei as minhocas depois da primeira montagem):

Mais restos de vegetais e cascas de frutas, picadas, pra facilitar.

Casca de ovo: Depois de usar, lava com pouca água, deixa secar e quebra em pedacinhos pequenos.

Material seco por cima para cobrir - Nesse caso usei saco de pão e caixa de embalagem de papelão picados.

Outra dica: Se vc faz café usando filtro de papel, deixe secando e use a borra do café como material organico, especialmente por cima como material seco e o filtro de papel picado como cobertura seca.

Mais dicas com Filtro de papel Aqui nesse Post!

Novo "abastecimento" ou como dizemos aqui em casa, alimentando as minhocas (4 semanas): 

Algumas pessoas me perguntaram como eu guardo as cascas, etc pra não ter que reabastecer todo dia. Simples, todo mundo tem em casa pote de sorvete guardado em algum canto e certamente algum espaço no fundo da geladeira.

A casca da melancia, picada pra facilitar na hora de guardar no pote.

Casca de mamão, cenoura, banana, etc.

Como já disse antes, aqui até a casca de ovo reaproveitamos mas nesse caso lavo pra tirar qualquer resto de ovo, deixo secar ou na beirada da janela ou na jardineira mesmo. Uma vez seco, guardo ou trituro pra ficar mais fácil e ocupar menos volume e coloco por cima pra ajudar na matéria seca da composteira.



Segue as fotos da montagem dessa última camada que preencheu o restante do espaço que tinha no primeiro balde da composteira.

Como estava depois do último abastecimento

Com os 2 potes de sorvetes de cascas já depositados. Ocupou um bom volume, bastante comida pras minhocas.

Casca de ovo triturada por cima.

Pó de café pra ajudar na matéria seca e ajudar ainda mais ao material orgânico.

Filtro de papel de café picado, e outros papeis que tinha aqui como saco de pão de papel.


Como faltava pouco pra completar resolvi usar a serragem que veio com o kit pra fechar a montagem, mas poderia ser qualquer outro material seco como folhas, terra velha, papelão picado, etc.


Em vez de fotos, fiz também um vídeo, que publiquei no canal do Ecotrecos no YouTube. Veja acima o vídeo da recarga que fiz após encher... as minhocas fizeram um belo trabalho tanto que até o volume reduziu.

Nos próximos posts vamos atualizando sobre em que pé anda nossa composteira de varanda, sobre o adubo líquido que ela andou fazendo, especialmente depois da adição da melancia que tem muita água e a troca dos baldes, com a montagem do balde seguinte q vai pra cima desse e recomeça o processo.