Assim que comprei meu kit de compostagem com a composteira, minhocas californianas e material seco para cobrir os restos orgânicos que seriam depositados para virar adubo, fiquei pensando se seria possível reaproveitar baldes, seja desses de cloro de piscina ou de massa corrida usado em construção para fazer um similar e deu certo... Veja abaixo o passo a passo:
O que vai precisar:
- 2 (idealmente 3) baldes do mesmo tamanho com tampa;
- Alguma ferramenta para fazer furos: Soldador, furadeira, chave philips, etc.
- Tesoura ou Estilete para fazer um corte em 2 tampas;
- (opcional - ainda não utilizamos) uma torneira dessas de plástico
1) No balde (ou nos 2 baldes se estiver usando 3) que fica por baixo, faça um recorte na tampa de forma que o balde que vai ficar por cima ainda se apoie na tampa restante, como na foto abaixo:
ATENÇÃO! A tampa do balde superior não será recortada, ficará inteira como na foto.
2) Hora de fazer furos: Com a ferramenta escolhida, no meu caso usei um ferro de solda, faça furos na parte inferior dos baldes e ao redor da parte superior, perto da tampa como nas fotos a seguir:3) Reservatório de adubo líquido: No caso de 3 baldes, o que fica mais abaixo, vai receber a torneira, para que possa retirar o líquido que vai ser produzido pela decomposição dos alimentos dentro da composteira. Coloque a torneira o mais baixo que puder para facilitar a retirada do líquido.
Caso não use o terceiro balde, sugiro colocar um prato de vaso para receber qualquer líquido gerado e evitar que as minhocas resolvam fugir pelos furos do fundo.
PRONTO!
Sua comporteira está pronta e pode ser montada como fiz nesse post onde mostro todo a evolução da minha primeira composteira, desde a montagem, alimentação periódica, etc.
Espero que tenham curtido, deixem seu comentário, compartilhem o post!