Primeiras contas de energia após instalação de painéis solares

 Se eu estava ansioso para instalar e começar a produzir energia solar, imagina depois de começar a monitorar a produção? Agora estava era ansioso para ver o resultado na prática, como viriam as contas de energia após a instalação do sistema solar? Será que vai sobrar muita energia depois de zerar o consumo da casa? Será que o auto-consumo da casa vai reduzir muito o que eles puxam da rede? Vejam abaixo o resultado.

Primeiro, tivemos uma das contas da casa, com algum resquício do medidor antigo e pouca coisa do novo, com alguma produção. Toda produção foi usada para compensar o consumo da casa, sem sobrar nada. Normal, nada mais do que o esperado.

Na segunda conta da casa, já com o mês inteiro consumindo no medidor bidirecional e com a produção em paralelo a grande surpresa ou várias surpresas!

1) Como esperado, o auto-consumo, ou seja, aquele consumo de durante o dia enquanto está produzindo energia, reduziu bastante o consumo medido no relógio. Ou seja, tudo que é consumido ativamente ou passivamente (geladeira, stand-by, etc) reduziu o consumo registrado da faixa de 180 kWh, nos últimos meses, para 116 kWh. Vamos continuar monitorando as futuras contas pra confirmar isso.

2) Todos os 116 kWh consumidos foram abatidos pelas mais de 273 kWh produzidos, deixando um crédito de 157 kWh para abater na conta do apartamento.


3) A surpresa negativa ficou por conta de a taxa mínima, que na casa é de 30 kWh por ser monofásica, que eles chamam de tarifa de disponibilidade, foi abatida pela produção e depois cobrada de volta, ou seja, é como se tivéssemos jogado fora ou dado de graça pra distribuidora esses 30kWh produzidos.

Se consumimos 116 kWh e eles já cobrariam 30 como tarifa de disponibilidade, deveriam abater da produção somente os 86 kWh da diferença e não todos os 116 e depois me cobrar de volta os 30kWh de mínimo.

A medição do apartamento virá depois do dia 6 de Janeiro e faço um novo post e vídeo no canal do Ecotrecos no YouTube contando como foi o desconto.

O interessante é que com 273 kWh de produção cumpriu a expectativa mesmo com diversos dias nublados nesse verão que ainda não deu as caras direito. Vejam as estimativas do projeto.

Como reduzir sua pegada de carbono pessoal de forma simples e fácil

 Hoje em dia muito já começaram a prestar atenção em como reduzir a quantidade de gases do efeito estufa que emite, seja direta ou indiretamente. Nesse post vou dar algumas dicas de como reduzir a sua pegada de carbono pessoal com coisas simples que talvez não tenha passado pela sua cabeça ainda.

Poderíamos falar do óbvio que ndar de carro, queima gasolina que produz gases do efeito estufa. Trocando por álccol ou até por um carro elétrico reduz bastante o impacto, mas acho que isso todo mundo já sabe.

O que vou explicar nesse post são outras coias que talvez não sejam tão óbvias mas gera um impacto positivo tanto pra natureza quando para o nosso bolso ($$$).


1) Produzir sua própria energia:

Considerando que boa parte da energia que consumimos ainda vem de usinas termoelétricas, ou seja, com queima de gás ou qualquer outro composto que produz CO2 ao queimar, quando consumimos energia estamos indiretamente gerando gases do efeito estufa.

Se gerarmos nossa própria energia de fontes renováveis como Solar, evitamos boa parte dessas emissões pois com menos consumo, menor a necessidade de complementar a geração de hidroelétricas.

Aqui no blog assim como no canal do YouTube coloquei diversos artigos e vídeos mostrando alguns detalhes da minha instalação solar que vai compensar 1 casa e 1 apartamento. 


2) Aquecimento de água solar:

Algumas pessos ainda gastam (muita) energia elétrica com chuveiro e eles nem são tão eficientes pra aquecer a água que em alguns lugares é bastante gelada. Outros já usam aquecedor à gás que, produz CO2 na queima do gás.

E se tivesse uma forma de aquecer, mesmo que um pouco, a água da sua casa? Assim, seu chuveiro elétrico gastaria menos energia pra aquecer a água no ponto do banho ou até mesmo seu aquecedor à gás não queimaria tanto gás... no verão então nem precisaria deles.

Vocês já viram aqui no Blog um post onde falei sobre um aquecedor de tudo PVC super barato que construí, recomendo clicar aí no link e dar uma nova olhada... quem sabe?

3) Troca de lâmpadas e equipamentos por mais eficientes:

Lâmpadas LED não são mais uma novidade pra ninguém, nem são tão caras quanto antigamente, então qual o motivo de algumas pessoas ainda insistirem em usar a fluorescente ou até mesmo as incandescentes que gastam uma enormidade de energia pra produzir a mesma iluminação que o LED? 

Quando falamos de iluminação parece óbvio mas muitas pessoas ainda insistem em lâmpadas nada eficientes, imagina equipamentos eletrônicos em casa?

Sim, acredite, o mesmo tamanho de geladeira, por exemplo, pode ser até 30% mais econômica se pesquisar direito. Claro que acabam sendo um pouco mais caras, mas garanto que esse custo extra se paga no tempo, especialmente com o preço da energia subindo constantemente.

Quando me mudei, comprei uma geladeira um pouco mais cara, muito mais econômica que praticamente já pagou a diferença nesses últimos 2 anos e me ajudou e ter um sistema fotovoltaico menor pois meu consumo geral da casa é menor também. O mesmo se aplica a máquina de lavar, TV, entre outros.

4) Compostagem

Acredite ou não, quando você joga lixo na lixeira, está começando a gerar um volume enorme de gás metano que poderia ser evitado ou bastante minimizado, se fizesse compostagem.

Na Compostagem seus resíduos orgânicos serão ou consumidos por microorganismos tipo minhocas ou na compostagem Bokashim serão fermentados anaerobicamente por bactérias e fungos eficientes de forma controlada, minimizando emissões de gases do efeito estufa que seriam emitidos no lixão.

No canal do YouTube mostro os 2 tipos de compostagem assim como aqui no Blog temos alguns artigos sobre isso.



E aí, gostou do artigo? Saiba que no YouTube tem uma apresentação que fiz falando desses exemplos e mostrando a alimentação das 2 composteiras com 2 câmeras simultâneas... dá uam conferida lá, comenta, curte, segue o canal.

Tem algum outro exemplo que eu não citei aqui? Comenta aí no Blog! Vamos transformar juntos esse mundo diminuindo a nossa emissão pessoal de gases do efeito estufa!