Alho Poró pelo seu tamanho parece ser algo impossível de plantar em apartamento, certo? Errado! Até num recipiente com água, na cozinha, é possível fazer crescer o Alho Poró, veja abaixo algumas dicas:
Para plantar, a forma mais fácil é plantar a partir da própria planta. Quando comprar um Alho Poró, dê preferência pra planta com mais raiz, que o bulbo pareça mais vistoso e fresquinho, pois é dele que a planta vai crescer novamente.
Quando for preparar, corte alguns dedos acima do bulbo, ou exatamente abaixo da última folha e coloque as raízes num copo com água. Cuidado para não afogar o bulbo pois ele pode apodrecer - aconteceu em uma das minhas tentativas e o cheio não é nada agradável. Somente as raízes devem ficar mergulhadas. De um dia pro outro verá as folhas centrais crescendo como pode ver nas fotos abaixo.
24 horas depois
Importante também é trocar a água todo dia ou a cada 2 dias no máximo para não apodrecer, virar local de proliferação de mosquitos, etc.
Aqui em casa consumimos uma quantidade razoável de café e todo aquele pó ou borra de café usado, inclusive o filtro de papel, ia pro lixo até que resolvi buscar alternativas de como utilizar isso nas minhas plantas.
Segue abaixo uma lista de sugestões de como utilizar: 1 - Filtro de papel e borra de café como material seco de composteira caseira
Como descrito no post (como fazer uma composteira ou minhocario em apartamento) o filtro de papel usado e seco, pode ser usado como material tanto no fundo da composteira, para isolar a terra e matéria orgânica da camada de drenagem, assim como material seco na cobertura da composteira, para absorver o excesso de umidade.
Vídeo mostrando como usar o pó de café como matéria seca ao alimentar a composteira
Lembre-se que o papel deve estar seco. Para isso, coloque no sol, junto de suas plantas, mesmo com o pó dentro, no Sol e em 1 ou 2 dias estará bem seco, assim como a borra de café.
2 - Borra de café para afastar formigas
Sabe aquelas formigas que insistem em aparecer de tempos em tempos? Em casa acabamos usando dedetização ou qualquer outra solução química, já nas plantas é bem complicado fazer isso, mas saiba que elas odeiam pó de café ou borra de café.
Para quem tem plantas maiores, tipo frutíferas que elas adoram subir pelo caule, basta aplicar um pouco ao redor da base do caule e pronto, vão ficar bem longe.
Pra quem tem jardineira como eu, sugiro espalhar ao redor da jardineira, nunca em cima das plantas.
Aos poucos a borra vai se misturando à terra e acaba virando um adubo muito bom também, mas suguro apenas fazer isso em plantas que estejam sendo atacadas por formigas pois o café vai mudar o pH da terra e pode fazer com que suas plantas não gostem muito.
3 - Adubo Orgânico Diversas receitas na internet desde colocar o pó direto na terra ou colocar de molho numa garrafa de água e usar o líquido para regar as plantas, são diversas opções mas o fato é que o pó de café ainda possui muitas substâncias que viram adubo para as plantas.
Para ser usada direto nas plantas eu recomendo juntar ao café um pouco de casca de ovo troturada para equilibrar e complementar. Casca de ovo é outra coisa que todos jogamos fora em casa mas que vira um excelente adubo no jardim. Para fazer é simples, depois de usar o ovo, lave a casca, deixe secar e depois triture usando as maos mesmo ou se tiver muitos ovos, um liquidificador velho, aquele que o motor ainda funciona mas as lâminas estão ruins... são ótimos para triturar a casca de ovo e as lâminas ainda ficam afiadas.
Em breve farei um vídeo mostrando as 3 aplicações no meu jardim de casa que está passando por algumas reformas, junto com toda a minha varanda.