Plantação de Tomates-Cereja em apartamento

Plantar Tomate-Cereja em espaços pequenos como vasos no seu apartamento é muito fácil e barato pois não precisa nem comprar as sementes, basta selecioná-las de tomates-cereja quando for comer em algum lugar.

Separe as sementes dos pequenos tomates naquele prato de salada bonita e guarde num guardanapo. Os coloque pra secar ao sol em qualquer lugar e pronto, já tem sementes para ter seus próprios tomates em algumas semanas.

Escolha seus tomates e separe as sementes
Plante suas sementes numa terra de boa qualidade e a mantenha húmida, nunca enxarcada e em poucos dias as mudinhas começarão a crescer. Provavelmente várias vão brotar, por isso cuidado ao plantar. Deixe uma boa distância entre as sementes para que possa transplantar as mudinhas sem problemas caso esteja plantando em uma jardineira maior e não em potinhos individuais.

Tomateiro transplantado para o local definitivo
 Quando as primeiras folhas verdadeiras (aquelas que se parecem com as folhas de uma planta adulta) aparecerem, é hora de transplantar para um local definitivo onde ela possa crescer. Continue regando sempre que a terra ficar seca na superfície e ela crescerá bem rápido.

Por ser trepadeira, o caule não é muito reristente e ela precisa de ajuda para crescer. Use espetos de madeira, apoios na parede, barbante para amarrá-la em algum lugar, etc. Só tome cuidado para não deixar pesar o caule para ele tombar ou no pior caso quebrar.

Tomateiro depois de 6 semanas, já crescido e precisando de apoio.
Quando as primeiras flores aparecerem, é sinal que em breve teremos tomates. De cada flor nasce um tomate, caso ela seja polinizada. Existem várias técnicas para polinizá-las artificialmente caso seu jardim esteja num lugar fechado ou uma varanda que fica a maior parte do tempo com os vidros fechados evitando que pequenos insetos façam o trabalho deles.

Flores do tomateiro
De 2 a 3 semanas depois que os pequenos tomates começarem a aparecer no lugar das flores eles ficarão bem vermelhos e prontos para serem colhidos. Para fazer isso, simplesmente gire o tomate para um lado ou para o outro até que ele solte do pé.

Tomates ficando maduros e outros ainda verdes.
Tomates já maduros e prontos para serem colhidos.
Meus tomateiros da foto já estão na segunda leva de tomates-cereja. Na primeira leva, como eu não estava prestando muita atenção, apenas tive 4 tomatinhos. Dessa vez, já foram 9 com 5 deles (os da foto) de uma mesma florada. Ainda tem muita flor morrendo por falta de polinização, mas andei testando umas técnicas que vi pela internet e volto para dizer o resultado delas.

Salada feita com Alface e Tomates-cereja caseiros
Uma salada de tomates-cereja com alfaces caseiros (cultivados nesse post) é sensacional... experimente. Caso tenham alguma dica ou experiência plantando tomates-cereja, comente aqui, digam o que gostou e o que não gostou, o que quer saber de dicas, etc.