- Pote de vidro: Pode ser aquele de azeitona, ervilha, etc.
- Pedriscos: Pode ser argila expandida, cascalho ou qualquer pedrisco para forrar o fundo.
- Terra: Preferencialmente de boa qualidade, pode ser com vermiculita.
- Planta: No meu caso usei uma suculenta, mas pode ser um cacto ou uma que caiba no seu vidro.
Pote de vidro: Como em tudo no Blog, reutilizar sempre aquilo que jogaria fora. |
Por estar com argila expandida sobrando em casa e poucos pedriscos, usei a argila no fundo, para drenar o excesso de água e manter a raiz longe da água.
Coloquei uma pequena camada de pedriscos para ocupar os espaços vazios entre a argila. Pode ser usado por cima também, para fazer um acabamento.
Complete com terra e a sua planta escolhida. Arrume a terra para que ela fique bem posicionada.
No meu caso uma suculenta, mas pode usar cacto ou qualquer outra que não cresça tanto.
Molhe com um pouco de água, o suficiente para deixar a terra úmida mas não encharcada. O excesso será drenado para o fundo onde os pedriscos estão, evitando apodrecer a raiz.
O legar de um terrário assim é poder reciclar/reutilizar algo que jogaria fora, fazer um enfeite simples e bonito e que precisa de pouca manutenção afinal Cactus e Suculentas não precisam nem de regras frequentes.
Quanto maior o vidro, mais possibilidades podem aparecer, mais plantas podem ser colocadas, enfeites, etc. Se for um vidro alto, a planta ainda pode ficar dentro do mesmo, dando um visual diferente ao terrário. Com vidros maiores, recomendo o uso de carvão vegetal. Pode ser esse de churrasco mesmo, em pequenos pedaços, logo acima dos pedriscos antes de colocar a terra.
Abaixo algumas fotos de sites que vi terrários de todos os tipos e formas para te inspirar a fazer o seu. Só não esqueça de me contar aqui como foi sua experiência.